ABORDAGEM DE UM PROBLEMA OU SITUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE SALA DE AULA
- Professor Pessoa
- 27 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de fev. de 2021

Você que trabalha ou pensa em trabalhar com a educação, com o objetivo de orientar os estudantes na abordagem de uma situação ou um problema cotidiano, pode começar essa abordagem se utilizando de etapas distintas para análise do problema ou situação, de forma simplificada.
Por isso, a fim de facilitar seu trabalho com estudantes no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, para ensiná-los a abordar uma situação ou problema, saiba que há etapas que podem ser trabalhadas, facilitando a compreensão por parte dos estudantes, com exemplos simples de ações do dia a dia.
Essas etapas são as seguintes:
1. Compreender o problema - mostrar ao estudante o que significa o problema, por exemplo, se você deseja comprar um celular, então, "compreender o problema" é comprar o celular em uma loja ou shopping.
2. Planejar a solução do problema - é pensar nas formas possíveis de encontrar uma resposta para o problema. Por exemplo, no item anterior, o planejamento é como e onde comprar o celular, que tipo, à vista ou parcelado, pedir dinheiro emprestado ou trabalhar para conquistar esse desejo.
3. Executar o planejamento - é por em prática o planejamento, isto é, realizar a compra na loja ou shopping.
4. Analisar criticamente os resultados obtidos - é compreender que durante um determinado intervalo de tempo, mensalmente, o celular será pago ou efetuar o pagamento de uma só vez (à vista).
O fato é que, após ensinar aos estudantes, principalmente os do Ensino Fundamental, as etapas descritas anteriormente e propor atividades para praticar a análise dessas etapas, a abordagem de uma situação ou problema, com certeza, será muito melhor.
É importante evidenciar as etapas mencionadas, a fim de oportunizar aos estudantes, mentalmente, a estrutura ou algoritmo para analisar uma situação ou problema:
1. Compreender o problema.
2. Planejar a solução do problema.
3. Executar o planejamento.
4. Analisar criticamente os resultados obtidos.
Na verdade, essas etapas podem ser um meio de introduzir os primeiros passos para analisar cientificamente uma situação ou um problema. Essas etapas podem ser trabalhadas, por exemplo, com atividades lúdicas ou simulação de uma feira para os estudantes analisarem o processo de compra e venda de produtos ou serviços.
Mais tarde, você poderá introduzir o conceito de método científico, considerando as particularidades dos estudantes.
Segundo o site Brasil Escola, por Diogo Lopes Dias, resumidamente, o método científico é um conjunto de regras ou normas para se fazer uma experiência, com o objetivo de construir um conhecimento novo ou corrigir conhecimento já existente, pela observação, determinando padrões ou regularidades, classificações, para explicar fenômenos ou situações propostas.
O método científico pode apresentar as seguintes etapas (não necessariamente essas etapas aparecem nessa ordem e quantidade):
1. Observação
2. Elaboração de um problema (questionamentos)
3. Levantamento de hipóteses
4. Experimentação
5. Análise dos resultados obtidos
6. Conclusão
Considere a seguinte situação: Marcos deseja passar suas férias em Alagoas. A primeira etapa é compreender o problema, que nesse caso significa "Marcos passará as férias em Alagoas".
A segunda etapa é planejar a solução do problema, isto é, o que será preciso, as passagens, a estadia em hotel ou pousada, o roteiro da agência de viagens, dinheiro para despesas extras, cidades ou lugares que poderá conhecer, por exemplo, a cidade de Pilar, com sua biblioteca Escritor José Benjamim (SESI), a Academia Pilarense de Letras, que resgata a cultura da cidade de Pilar, além da orla lagunar, entre outros pontos turísticos.
Ou a cidade de Penedo, que é uma cidade que “respira” cultura, desde a sua arquitetura, mostrada nas igrejas e imóveis usados como a Câmara de Vereadores no período da escravatura, até suas ruas que ainda existem partes preservadas do passado, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, do século 16, ou o convento franciscano Santa Maria dos Anjos, que começou em 1660.
A terceira etapa é executar o planejamento, ou seja, significa realizar a viagem de férias e curtir todas essas opções que foram pensadas ou planejadas anteriormente.
A quarta e última etapa é analisar criticamente os resultados obtidos, que significa avaliar como foram aproveitados os momentos dessas férias fantásticas pelas cidades de Alagoas. É analisar todos os aspectos ocorridos durante suas maravilhosas férias em Alagoas.
Observe que não é tão difícil trabalhar essas etapas com os estudantes para analisar um problema ou uma situação. Como sugestão de trabalho, você poderá apresentar imagens de lugares históricos em Alagoas, para estimular a geração de ideias pelos estudantes.
Portanto, espero ter contribuído para sua trajetória profissional em ajudar os estudantes do Ensino Fundamental ou Ensino Médio a abordarem ou analisarem um problema ou uma situação do cotidiano, levando-se em conta os aspectos mencionados acima, que podem ser trabalhados como uma atividade por bimestre ou um projeto escolar anual, construindo constantemente situações para os estudantes exercitarem suas abordagens.
Comments